sexta-feira, 3 de junho de 2016

Tomilho-alvadio (Thymus albicans)


 








Tomilho-alvadio (Thymus albicans Hoffmanns. & Link
Pequeno arbusto (25 a 50cm), muito aromático, com caule erecto, lenhoso e, em geral, muito ramificado.
É inquestionavelmente muito semelhante ao congénere Thymus mastichina, espécie que, certamente por isso, partilha a designação vulgar de "Tomilho-alvadio".
Para distinguir as duas espécies o portal da SPBotânica (Flora.on)  recomenda que se atente nos dentes do cálice: "curtos, pouco apreciáveis" no Th. albicans, e "bastante compridos [e] claramente mais compridos do que o tubo" no Th. mastichina, diferença que se nota no diverso comprimento do cálice e da corola: corola claramente mais comprida que o cálice no  Th. albicans, passando-se o inverso no Th. mastichina.  Corola mais comprida que o cálice significa, naturalmente,  maior visibilidade e, por isso, no caso do Th. albicans, ao invés do que acontece com o Th. mastichina, o que sobressai no conjunto das inflorescências são as corolas e não os dentes do cálice.
Tipo biológico: caméfito;
Família: Lamiaceae/ Labiatae;
Distribuição: Endemismo ibérico, com ocorrência limitada a uma faixa no litoral do Sudoeste da Península Ibérica que se desenvolve desde Cádis (em Espanha) até aos arredores de Faro no Algarve (Portugal).
Ecologia/habitat: Clareiras de matos e pinhais, em terrenos secos, arenosos, próximos do litoral, a altitudes até 70m. 
Floração: de Maio a Junho.
(Local e data: Ludo - Faro (Algarve); 22 - Maio - 2016)

Sem comentários: