terça-feira, 22 de março de 2016

Tremoceiro-de-jardim (Lupinus cosentinii)







Tremoceiro-de-jardim (Lupinus cosentinii Guss.)
Planta herbácea, anual, sedosa, com caule robusto (40 e  130cm); folhas longamente pecioladas (pecíolos com 4 a 10 cm) palmatissectas (com 5 a 11 folíolos); flores onde se destaca o estandarte que apresenta uma zona central branca em claro contraste com o azul das restantes peças da corola (quilha e asas).
Tipo biológico: Terófito:
Família: Fabaceae;
Distribuição: espécie nativa da Região Mediterrânica, entretanto naturalizada noutras partes do globo, como, por exemplo, na Austrália onde foi introduzida para aproveitamento como forragem para o gado.
A ocorrência desta espécie em território português está limitada ao Continente, pois não existe nem nos Açores, nem na Madeira.. A Flora Iberica dá nota da sua presença no Algarve, Baixo Alentejo e Estremadura. No entanto, os registos de ocorrência (5) actualmente existentes no Portal da SPBotânica (Flora.on) dizem respeito, todos eles, à região algarvia, apontando pois, por ora, para uma distribuição ainda mais restrita.
Ecologia/habitat: areais costeiros e, menos frequentemente, solos arenosos básicos, nas regiões do interior, a altitudes até 670m.
Floração: de Março a Julho.

Sem comentários: