terça-feira, 1 de março de 2016

Ésula-redonda (Euphorbia peplus)

(1)

(2)

(3)

(4)
Ésula-redonda (Euphorbia peplus L.)
Erva anual, (tipo biológico: terófito) glabra, da família Euphorbiaceae.
Espécie de pequenas dimensões (2 a 20cm) com caules erectos ou ascendentes, pleiocásio com 2 a 8 raios, bifurcado 1 a 8 vezes.

Facilmente identificável durante a frutificação (os frutos - cápsulas - apresentam no dorso sulcos entre duas asas) já o mesmo não acontece antes da frutificação. De facto, no hábito, não difere grandemente da congénere Euphorbia pterococca. Para distinguir as duas espécies, antes daquela fase, sugere o portal da  SPBotânica (Flora.on) que se atente na forma dos nectários. Estes surgem na E. pterococca sem apêndices, ao passo que os nectários da E. peplus possuem dois apêndices finos.
Distribuição: planta com ampla distribuição a nível mundial, quer como espécie nativa (Europa, Oeste da Ásia, Norte de África e parte da Macaronésia) quer como espécie introduzida (América, Sul de África e Oceania).

Em Portugal distribui-se, enquanto espécie autóctone, por todo o território do Continente e pelo arquipélago da Madeira e encontra-se também presente no arquipélago dos Açores, onde foi introduzida.
Ecologia/habitat: prados e pastagens anuais, campos cultivados e em pousio, baldios, bermas de estradas e caminhos, a altitudes até 1600m.
Floração: com maior ou menor intensidade, a floração decorre praticamente ao longo de todo o ano.
[Locais e datas: Penalobo (Sabugal) 22 - Julho - 2015; (foto 3); Serra da Arrábida; 29 - Janeiro - 2103 (foto 4); 18 - Fevereiro- 2104 (foto 2) e 15 - Março - 2014 (foto 1)]

Sem comentários: