segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Chucha-pitos (Lamium amplexicaule)









 Chucha-pitos * (Lamium amplexicaule L.)
Erva anual com caules erectos ou ascendentes (com 10 a 40 cm), ramificados desde a base, por vezes, simples; com folhas pouco numerosas, pecioladas, com limbo de forma variável (ovado, reniforme, suborbicular) com margens crenadas ou lobadas; flores com corola de cor violeta, púrpura ou rosa, agrupadas (10 a 20) em (1 a 5) verticilos, onde, além das flores, se destacam as brácteas que apresentam um ápice obtuso, característica que é útil para distinguir esta espécie de outras do mesmo género. (Neste sentido v. o portal da SPBotânica - Flora.on
Tipo biológico: Terófito;
Família: Lamiaceae/ Labiatae;
Distribuição: Presente em quase toda a Europa; no Norte de África e Etiópia; no Centro e Sudoeste da Ásia; nos Açores, Madeira e Canárias. Introduzida na Austrália e África do Sul.
Em Portugal, além de presente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, distribui-se também por todo o território do Continente.
Ecologia/habitat: campos cultivados, prados, relvados, baldios, bermas de estradas e caminhos, frequentemente em locais algo húmidos e sombrios, a altitudes até 2350m.
Floração: a espécie floresce ao longo de quase todo o ano, mas mais intensamente durante os meses de Fevereiro a Julho. 
*Outros nomes comuns: Chupapitos; Lâmio-violeta

Sem comentários: