quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Solenopsis laurentia

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)
Solenopsis laurentia (L.) C.Presl *
Erva anual (tipo biológico: terófito) em geral, glabra. diminuta (6 a 20 cm, segundo a Flora Iberica, embora os exemplares que tenho observado apresentem menor dimensão a ponto de ser difícil obter fotos com alguma qualidade), com caule erecto; folhas inteiras ou levemente serrilhadas, curtamente pecioladas, solitárias ou dispostas em grupos de 2 a 4; flores solitárias, servidas de pecíolos compridos conquanto pouco consistentes. A corola apresenta dois lábios desiguais de cor branca a azulada.
Família: Campanulaceae;
Distribuição: Região Mediterrânica. 
Segundo a fonte já citada, a espécie distribui-se em Portugal por todo o território do Continente, com excepção de Trás-os-Montes. Os registos existentes no portal Flora.on apontam, no entanto, para uma presença mais limitada, visto que os avistamentos registados se concentram nas regiões a sul do Tejo ou em regiões situadas a norte mas confinantes com o mesmo rio.
A espécie é inexistente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat: locais húmidos nas margens de pequenos cursos de água; terrenos encharcados mesmo que temporariamente, situados, em qualquer dos casos,  a altitudes até 700m.
Floração: de Março a Julho.
*Sinonímia: Lobelia laurentia L. (Basónimo)
[Local e datas: Serra da Arrábida; 17 - Abril - 2015 (foto 1); 6 -Maio - 2015 (fotos 4 e 5); 16 - Maio - 2015 (fotos 2 e 3)]
 (Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: