segunda-feira, 13 de julho de 2015

Abrótea-de-verão (Asphodelus aestivus)










Abrótea-de-verão ou Gamão-do-estio (Asphodelus aestivus Brot.)
Erva perene, rizomatosa (tipo biológico: geófito) com caule liso, glabro, com 70 a 180cm.
No "hábito", é muito semelhante a outras espécies congéneres. Todavia,  as características dos frutos, a par da época da floração, permitem a sua fácil identificação. 
A espécie tem, com efeito, relativamente às demais espécies do género que ocorrem em Portugal, uma floração bem mais tardia. Enquanto as suas congéneres têm uma floração maioritariamente primaveril ou mesmo pré-primaveril, a floração do A. aestivus, é sobretudo estival. Daí a designações de Abrótea-de-verão e de Gamão-do-estio.
Relativamente aos frutos nota-se que estes revestem a forma duma cápsula subesférica, não estreitada na base (aspecto que os diferencia dos frutos do A. serotinus), com superfície não viscosa, rodeada, na parte inferior, por um anel formado pelos restos secos da base do perianto.
Família: Xanthorrhoeaceae
Distribuição: Endemismo ibérico com ocorrência praticamente limitada ao Sudoeste da Península Ibérica. Está presente, como decorre da afirmação anterior, em Portugal, mas apenas em algumas regiões do Continente (Algarve, Alto e Baixo Alentejo, Estremadura, Ribatejo, Beira Litoral e  Beira Alta)
Ecologia/habitat: pastagens, clareiras de bosques e de matagais, em solos profundos, arenosos ou argilosos, a altitudes não superiores a 1200m.
[Local e data: Escaroupim (Salvaterra de Magos); 7 - Julho - 2015]
[Fontes consultadas: Flora.on; Flora Iberica]

Sem comentários: