quinta-feira, 28 de maio de 2015

Scabiosa galianoi






Scabiosa galianoi Devesa 
Erva anual (tipo biológico: terófito) da família Dipsacaceae, com caule erecto, geralmente ramificado, pelo menos na metade ou no terço superiores, com ramos erecto-patentes ou patentes.
Pese embora a inegável semelhança com a congénere Scabiosa atropurpurea, algumas características de que só a Scabiosa galianoi é portadora permitem distinguir uma da outra, com relativa facilidade. Antes da frutificação, deve atentar-se na forma das folhas caulinares médias (lirado-penatissectas com 2 a 3 segmentos laterais e um terminal muito mais comprido do que os laterais). Após a frutificação, o indicador mais seguro de que estamos perante um exemplar de Scabiosa galianoi: é a existência de frutos na base do capítulo frutífero que, ou não têm aristas ou, tendo-as, são desiguais e muito mais curtas do que as dos restantes.
Distribuição: Endemismo ibérico, praticamente limitado à metade sul da Península Ibérica. Em Portugal surge apenas no Algarve e no Baixo Alentejo.
Ecologia/habitat: terrenos de pastagem; baldios, taludes, bermas de estradas e caminhos, geralmente sobre solos compostos por calcário, marga, argila, xisto e gesso, a altitudes até aos 1100m. 
Floração; de Abril a Julho.
(Local e data: Ribeira do Vascão; 27 - Maio - 2015)

Lugar onde:

Sem comentários: