terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Senecio gallicus

(1)

(2)

(3)

(4)

 (5)

 (6)

(7)

(8)
Senecio gallicus Vill.
Erva anual (tipo biológico: terófito) glabrescente, com caule erecto, ramificado, que pode elevar-se até cerca de 50cm, embora com frequência não atinja tal dimensão; folhas algo grossas, penatipartidas; e capítulos com flores exteriores com lígulas amarelas.
Distribuição: É considerada nativa do Sudoeste da Europa (Itália, França  e Península Ibérica) e do Noroeste de África ( Marrocos), mas introduzida e naturalizada noutros países como a Bélgica e a Suécia e noutras regiões, como o Próximo Oriente. Em Portugal distribui-se, embora de forma descontínua, desde o Norte até ao Sul do território do Continente. Inexistente nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Ecologia/habitat; Solos arenosos, ácidos, com maior frequência em dunas litorais, mas também em em terrenos agrícolas, incultos, abandonados ou em pousio, a altitudes até 1400m.
Floração: de Fevereiro a Julho.
[Locais e datas: Praia da Adraga - Sintra; 19 - Março - 2014 (fotos 1 e 3); Praia do Castelo - Costa da Caparica; 13 - Fevereiro - 2013 (Fotos  restantes)]

Sem comentários: