domingo, 7 de dezembro de 2014

Morangueiro-bravo (Fragaria vesca subsp. vesca)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)
Morangueiro-bravo  (Fragaria vesca L. subsp. vesca)     
Erva perene, rizomatosa, (tipo biológico: hemicriptófito) com 5 a 30cm, com caules ascendentes ou erectos, com estolhos radicantes nos entrenós, folhas trilobadas;  e flores com pétalas brancas.
Família: Rosaceae;
Distribuição: grande parte da Europa e da Ásia e Macaronésia (Açores, Madeira e Canárias). Como planta naturalizada está presente em muitas outras regiões de clima temperado.
No que respeita a Portugal, há que referir que, para lá da presença nos arquipélagos dos Açores e da Madeira já acima assinalada, a espécie ocorre também, embora de forma irregular e descontínua, em todas as regiões do território do Continente, com excepção do Alto e Baixo Alentejo.
Ecologia/habitat: margens de cursos de água, orlas e clareiras de bosques, taludes e bermas de estradas e caminhos, geralmente, em locais húmidos e sombrios.
Floração:de Março a Agosto.
[Locais e datas: Fragas de S. Simão (Figueiró dos Vinhos); 29 - Abril 2014 (fotos 1, 2, 4, 5 e 6); Santo António das Neves - Serra da Lousã; 12 - Maio - 2013 (foto 3)]
(clicando nas imagens, amplia)

5 comentários:

Majo disse...

~ As folhas novas são usadas em fitoterapia, principalmente para tratamento para distúrbios gástricos e urinários. ~

Francisco Clamote disse...

Anda muito bem informada, Majo, sobre fitoterapia. Tomei nota e agradeço.

Majo disse...

~ Fitoterapia e Terapia Nutricional são matérias que me apaixonam e que não me canso de estudar.
~ Cada vez há mais pesquisa científica no sentido de proporcionar ao homem tratamentos naturais e no sentido de usar a alimentação como remédio, tal como ensinou Hipócrates.
~ Uma combinação de alimentos adequada pode fazer maravilhas pela saúde e longevidade.

~ ~ Saudações cordiais. ~ ~
~

Francisco Clamote disse...

Sou um tanto céptico no que respeita a essas matérias, mas admito, Majo, que estou redondamente enganado. O que mais me atrai nas plantas é a sua beleza intrinseca, a adaptação ao meio ambiente e, decorrentemente, a enorme diversidade.

Majo disse...

~
~ ~ Também já fui muito cética. A nossa geração foi ensinada a pensar que o que provinha dos laboratórios farmaceuticos é que era bom.

~ ~ Também só acredito no que foi experimentado a nível científico e divulgado por autores idóneos.

~ ~ Os cientistas não param de validar muitos dos conhecimentos populares, adquiridos ao longo dos séculos, pelo exercício da prática e intuição.

~ ~ Muito haveria a dizer sobre este tema...