terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cizirão-das-torres (Lathyrus clymenum L.)

(1)

  (2)

 (3)

(4)

(5)

(6)

(7)



Cizirão-das-torres *(Lathyrus clymenum L.)
Erva anual ou bienal (tipo biológico: terófito, ou hemicriptófito) trepadora, glabra, com caule ramificado desde a base que pode atingir até cerca de 1m de altura.
A flor desta espécie apresenta um estandarte com duas gibas em forma de dedo, dispostas ao lado de cada uma das duas asas da corola, característica que é especialmente bem visível  nas fotos supra com os nºs 1, 2 e 4 e que permite facilmente distinguir esta espécie de outras do mesmo género, que, note-se, só em território português são cerca de duas dezenas, 
Família: Fabaceae;
Distribuição: Sul da Europa, desde a Península Ibérica até aos Balcãs; Ásia Menor; Norte de África e Macaronésia [ Madeira, Açores (?) e Canárias].  
Em Portugal, a espécie distribui-se por quase todas regiões do Continente, além de estar presente nos arquipélagos da Madeira e dos Açores (aqui como planta autóctone, segundo a Flora Iberica, ou como espécie introduzida, segundo o entendimento do portal da SPBotânica, Flora.on).
Ecologia/habitat: Orlas e clareiras de bosques e matagais; sebes e relvados em redor de terrenos de cultivo, taludes e locais rochosos, a altitudes até 1500m. Indiferente à composição do solo.
Floração: de Março a  Julho.
* Outros nomes comuns: Chicharão-das-torres; Chicharão-trepador.
[Locais e datas: Bordeira (Algarve); 23 - Março -2014 (foto 1); Serra de Sintra; 19 - Março  2014 (fotos 3, 4 e 5); Serra de Alvelos (Oleiros); 28 - Abril - 2014 ( fotos 2, 6, 7, 9 e 10) Cachopo - Tavira (Algarve); 27 -Março - 2014 (foto 8)]

2 comentários:

Majo disse...

~ Conheço-a muito bem por aparecer como invasora dos jardins.

~ Deve ser aproveitada para repor o azoto no solo.



Francisco Clamote disse...

Está a dar-me uma novidade, Majo. Aliás, duas. De facto não sabia que tinha vocação de invasora e também ignorava o seu uso como fertilizante do solo.