segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Aloe maculata


Aloe maculata All.*
Planta perene, da família Xanthorrhoeaceae, com caule reduzido, coberto por folhas carnudas, triangulares, esverdeadas, com manchas brancas e com margens dentadas, agupadas em roseta basal densa; flores (com tépalas soldadas, com cores que podem ir do amarelo ao vermelho-alaranjado) agrupadas em inflorescências em panícula corimbiforme dispostas no topo de compridos pedúnculos (até 45cm).
Distribuição: A planta é originária da África Austral. Trata-se, porém, de uma planta largamente cultivada como planta ornamental, encontrando-se, actualmente, por via desse cultivo, naturalizada em muitas regiões subtropicais e temperadas do globo. Não fugindo à regra, em Portugal, a espécie também é utilizada com frequência como planta ornamental. Não será, por isso, de  estranhar que, entretanto, se tenha também naturalizado em Portugal. Segundo a Flora Iberica, tal ocorre  no Baixo Alentejo e Estremadura e, possivelmente, também no Algarve.
Ecologia/habitat: nos lugares de origem, a planta prefere áreas desérticas e savanas áridas, onde resiste graças à água acumulada nas folhas suculentas. Como planta naturalizada na Península Ibérica, encontra-se sobretudo em ambientes ruderais, em arribas e areias litorais.
Floração: de Março a Junho.
Sinonímia: Aloe perfoliata var. saponaria Aiton;  Aloe saponaria (Aiton) Haw.
(Local e data: praia nas proximidades da Lagoa de Santo André; 22 - Junho - 2014)

Sem comentários: