quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Salva-dos-caminhos (Salvia verbenaca)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

 (6)

(7)
Salva-dos-caminhos * (Salvia verbenaca L.)
Erva vivaz (tipo biológico: hemicriptófito) da família Lamiaceae, com caule erecto (5 a 60 cm de altura) simples, ou rara e escassamente ramificado, revestido de pêlos glandulíferos e não glandulíferos; folhas basais pecioladas, ovadas, ou oblongo-lanceoladas, com recortes geralmente profundos; folhas superiores sésseis e semi-amplexicaules; flores bilabiadas com corola de cor violeta, azul violeta ou esbranquiçada, dispostas (4 a 8) em verticilos integrados numa inflorescência simples ou pouco ramificada.
Distribuição: Sul e Oeste da Europa; Norte de África e Oeste da Ásia. Naturalizada na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. 
Em Portugal distribui-se como espécie autóctone por todo o território do Continente e também pelo arquipélago da Madeira.
Ecologia/habitat: relvados (prados e pastagens), bermas de estradas e caminhos, terrenos perturbados, a altitudes até aos 1750m, Indiferente à composição dos solos.
Floração: ao longo de todo o ano.
* Outros nomes comuns: Erva-crista; GalocristaJarvão
[Lugares e datas; Serra da Arrábida; 6 - Março - 2014 (fotos 1 e 4); Capuchos - Caparica - Almada; Março 2010 (Fotos restantes)

2 comentários:

Majo disse...

~ Tal como a "Salvia officianalis". usa~se em fitoterapia como anti~infamatório, quer em uso interno, quer em uso externo.

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Majo, pela informação.