quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Bela, discreta e rara






Centaurea luisieri Samp.
Se o blogger não erra, este apontamento corresponde à milésima publicação do "Botânico Aprendiz". Pareceu-me que para assinalar o facto seria uma escolha adequada optar por dar a conhecer, nestas "páginas", uma espécie que é, a meu ver, discreta, mas simultaneamente muito bela e rara.
Muito rara, não só porque, segundo esta fonte, se trata dum endemismo ibérico com distribuição limitada ao Noroeste da Península Ibérica, mas também porque não são necessários todos os dedos da mão para contar as populações conhecidas, actualmente, em território português (3).
Discreta, porque se trata de uma planta de diminutas dimensões, reduzida a umas quantas (poucas) folhas em forma de roseta basal a que acresce, na época da floração e da frutificação, um capítulo suportado por um curto pedúnculo que aflora à superfície apenas o suficiente para que o capítulo sobreleve, ligeiramente, a roseta basal.
No que se refere à beleza da planta fala a inflorescência, onde sobressai o colorido púrpura das flores.
Habitat: o local onde as plantas foram fotografadas parece indicar que, quanto ao habitat, a espécie prefere terrenos de pastagem, com algum grau de secura e com ervedo ralo e de pequeno porte que não lhe faça grande concorrência  e substrato de saibro  (areão grosso de origem granítica à mistura com partículas de argila). 
Floração: de Abril a Julho.
Observação: As flores aqui reproduzidas faziam parte de uma das populações a que acima me refiro, população primeiramente avistada pelo Miguel Porto (presidente da da Direcção da Sociedade Portuguesa de Botânica e coordenador e primeiro responsável do Flora.on, portal da referida Sociedade. A ele devo (e a ele agradeço) a indicação da referida população que já avistei por mais que uma vez, sendo que, na primeira visita, no ano de 2013, já só encontrei os restos deixados pela roçadoira (municipal, suponho) que havia destroçado toda a população. Apesar disso, a população sobreviveu, pois  este ano, não obstante a roçadoira já ter passado, novamente, pelo local, ainda me foi possível encontrar uns quantos exemplares em floração.
(Local e data: algures entre Alfaiates e Aldeia da Ponte (Sabugal); 27 - Maio - 2014)
(Clicando nas imagens, amplia)

5 comentários:

Anónimo disse...

Muitos parabens, pois, e pela minha parte, em nome de tanta beleza , aqui reproduzida, e, ainda que sempre aprendendo, profissional já és nessa missão!...A escolha para assinalar a passagem, perfeita! Não anda a beleza , sempre aliada à simplicidade?Se bela é para quê o espavento? E a raridade , contribui para a surpresa, certo? Continua, pois, com este bom trabalho de divulgação. Abraço-ginja

Majo disse...

~
~ ~ ~ É realmente bela!

~ ~ Valeu a pena a sua busca por estes tesourinhos que deviam ser desviados de roçadoras!

João Gomes disse...

Viva Caro Francisco,

1000 entradas é obra! Obrigado pela constância e persistência discreta(!) na partilha que tem feito da flora autóctone. Parte do meu gosto por ela devo-o a si. E a escolha para assinalar a marca é das boas:Uma centaurea rara!
Um abraço

Francisco Clamote disse...

Grato a todos pelas palavras de estímulo e simpatia.

ZG disse...

Uma planta rara e de grande beleza!
Muitos parabéns pelo excelente blog e pelos 1000 posts!!