terça-feira, 22 de abril de 2014

Erva-fome (Cardaria draba subsp. draba)






Erva-fome *(Cardaria draba (L.) Desv. subsp. draba** ] 
Erva vivaz, rizomatosa (tipo biológico: geófito) da família Brassicaceae (Cruciferae) com caules erectos (20 a 60 cm) simples ou ramificados na parte superior; com  folhas indivisas, as caulinares sésseis e amplexicaules, com margens onduladas e, em geral, dentadas, as basais pecioladas; e flores pequenas, com pétalas brancas, dispostas em cachos formando inflorescências densas. 
Distribuição: Embora se admita que seja originária da Europa e do Sudoeste da Ásia, a verdade é que, actualmente, a espécie conhece uma bem mais larga difusão já que se encontra em grande parte das regiões temperadas do globo. Em Portugal, ao que parece, a sua ocorrência  está limitada a parte do território do Continente (Algarve, Estremadura, Beira Litoral e Douro Litoral). 
Ecologia/habitat: espécie ruderal e nitrófila, com capacidade para sobreviver em solos com alguma salinidade, surge em bermas de estradas e caminhos e noutros locais afectados pela intervenção humana.
Floração: de Março a Julho.
* Designação encontrada em mais que uma fonte, onde, todavia, não achei explicação para um nome com conotação tão pouco agradável. Poder-se-ia supor que a atribuição de um tal nome tivesse a ver com a utilização da planta para fins alimentares, porventura, em épocas de fome, mas não encontrei confirmação pra uma tal hipótese. 
**Sinonímia: Lepidium draba L. (Basónimo)
(Local e data: Serra de Montejunto; 21 - Abril - 2014)

Adenda:
Foto adicionada em 16  Maio - 2014

(Planta em frutificação)

Sem comentários: