quinta-feira, 6 de março de 2014

Quase se diria uma miniatura









Erophila verna (L.) Chevall. *  
Não é caso único, longe disso, pois até na mesma família (Brassicaceae) há exemplos idênticos, mas é certo que Erophila verna, dadas as suas reduzidas dimensões, mais parece uma miniatura. Vejam-se em algumas das imagens supra, para termo de comparação, os grãos de areia em redor das plantas publicadas:  os mais grossos apresentam um tamanho quase igual ao das folhas (agrupadas em roseta basal) tamanho que, nalguns casos, é maior que o das flores.
Não admira, por isso, dada  sua pequena dimensão que possa passar facilmente despercebida ao observador. A verdade, porém,  é que, não obstante as suas diminutas dimensões, esta planta anual (tipo biológico: terófito) tem larga distribuição mundial. Originária de grande parte da Europa, da Região Mediterrânica, do Centro e Sudoeste da Ásia, ela encontra-se também naturalizada na América do Norte, Austrália e Nova Zelândia. Em Portugal ocorre apenas no território do Continente, (Algarve, Estremadura, Beira Alta, Beira Litoral, Douro Litoral e Trás-os-Montes)
Ecologia/Habitat: pouco exigente em matéria de substrato, pode encontrar-se na berma de caminhos, em terrenos incultos e baldios, em clareiras de matos e mesmo em muros e rochas e, mais genericamente, diria eu, em locais onde não sofra grande concorrência de outras espécies de maior envergadura.
Floração: de Fevereiro a Julho
*Sinonímia: Draba verna L. (Basónimo)
(Local e data: Castelo de Ourém; 26 - Fevereiro - 2014)
Lugar onde:




 Castelo de Ourém

2 comentários:

Catarina H. disse...

Que linda miniatura! Acho que nunca tinha reparado na sua existência (que pena!) apesar da sua não-raridade. Agora vou andar virada de nariz para o chão, à procura:) Obrigada por mais uma partilha!
(que belas fotos do Castelo de Ourém, gosto muito do local)

Majo disse...

~
~ Não se trata apenas, de empenho e curiosidade científica pela taxonomia; trata-se também, de apurado sentido artístico.

~ Uma belíssima reportagem fotográfica! ~