sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Ansarina-amarela (Linaria supina subsp. supina)





Ansarina-amarela * [Linaria supina (L.) Chaz. subsp. supina
O género Linaria compreende cerca de 150 espécies que não de fácil classificação, mesmo para os especialistas que, para uma inequívoca identificação carecem de ter à disposição sementes bem desenvolvidas e flores, meios de que o leigo não dispõe, como é evidente. Por tal motivo, a identificação que faço dos exemplares representados nas fotos supra deve ser encarada com alguma dose de cepticismo, embora conte a favor da sua identificação com a forma geral das plantas e, muito em particular, com o local do avistamento que é conforme ao seu habitat mais comum.
Trata-se de uma espécie herbácea, vivaz, por vezes, anual, ou bienal  (tipo biológico: hemicriptófito, ou terófito) da família  Plantaginaceae, que se distrubui pelo Sudoeste da Europa, mas introduzida noutros países europeus (Inglaterra, Suécia e Noruega). Em Portugal ocorre no território do Continente, mas apenas na Beira Litoral e Estremadura e, dubitativamente, também no Douro Litoral.
Ecologia/ habitat: afloramentos rochosos e terrenos pedregosos, sobre solos siliciosos e, sobretudo, calcários.
Floração: Período de floração bastante prolongado (praticamente ao longo de todo o ano) mas com maior intensidade de Fevereiro a Julho)
(Local e data: Serra d'Aire; 18 - Maio - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: