segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Carduus lusitanicus













Carduus lusitanicus Rouy
Aparentemente, é escassa a informação existente sobre esta espécie. Digo aparentemente, porque pode dar-se o caso de existir informação mais detalhada, para além daquela que encontrei, sendo, porém, certo que, para a elaboração desta nota, apenas me pude socorrer deste "post" do Paulo V. Araújo (autor, juntamente com a Maria P. Carvalho do inestimável blogue Dias com árvores, uma das frequentes vítimas do meu copianço) e das páginas consagradas à espécie pelo portal Flora.On., fontes que recomendo a quem esteja interessada em mais completa informação.
Trata-se de uma espécie da família Asteraceae que, segundo os locais que consegui consultar, se  divide em, pelo menos, três subespécies: C. lusitanicus subsp. lusitanicus; C. lusitanicus subsp. broteroi e  C. lusitanicus subsp. santacreui. De qualquer forma só ocorrem em território português do Continente, as duas primeiras e, segundo o texto do Paulo Araújo, acima referenciado, o C. lusitanicus subsp. broteroi, tido como um endemismo português, encontra-se "nos maciços calcários do centro-oeste", e o C. lusitanicus subsp. lusitanicus, "em solos ácidos no interior centro e em Trás-os-Montes".
O "hábito" desta espécie é muito semelhante ao do Carduus platypusAs formas das brácteas involucrais (inclinadas para baixo, as do C. platyplus e direcionadas para cima, na sua maioria ou na sua totalidade, as do Carduus lusitanicus) são as características que mais facilmente permitirão a um leigo saber que está na presença de uma destas espécies ou da outra.
Perguntar-me-á o leitor qual das sobreditas subespécies está representada nas fotos supra e pergunta bem. O A. desta nota é que não está em condições de lhe responder, pois desconhece as características distintivas de cada uma das subespécies. Posso apenas adiantar que as fotografias foram obtidas junto de duas populações encontradas em outros tantos locais da Serra do Açor, pelo que, atendo-me apenas à informação do Paulo Araújo sobre os locais de ocorrência das duas subespécies presentes em território português, posso presumir que se trata da subespécie C. l. lusitanicus.
Floração: de Abril a Julho.
(Local e data: Serra do Açor, 14 - Junho - 2013) 

Sem comentários: