segunda-feira, 3 de junho de 2013

Erva-das-azeitonas (Calamintha nepeta subsp. nepeta)






 Erva-das-azeitonas, ou Nêveda  [Calamintha nepeta (L.) Savi subsp. nepeta ] 

Erva perene ((tipo fisionómico: caméfito), com a configuração de um pequeno arbusto, pertencente à família Lamiaceae. Muito aromática, geralmente multicaule, com indumento viloso, pode atingir entre 20 e 70 cm de altura.Folhas ovadas, ou ovado-arredondadas, quase inteiras, às vezes, mas geralmente crenuladas ou dentadas. Inflorescência alongada e estreita, reunindo-se as flores (3 a 5) em cimeiras dispostas ao longo da inflorescência. Flores bilabiadas com corola de cor entre o branco-rosa, o lilás, ou o púrpura claro.
Distribuição: Centro e Sul da Europa, Noroeste de África e Ilhas Canárias. Em Portugal ocorre em todas as regiões do território do Continente.

Habitat: sebes, muros de suporte de terra, taludes, clareiras e orlas de matos e bosques e mesmo na berma de estradas e caminhos, geralmente, em sítios secos. É indiferente à natureza do solo.
Utilização: é usada em culinária como aromatizante e, designadamente, para curtir azeitonas (donde o nome comum de Erva-das-azeitonas) 
Floração: de Abril a Dezembro.
[Locais e datas: Troviscal - Sertã; 23 - Dezembro - 2012 (fotos 1 e 2); Serra da Arrábida; 15 - Maio - 2012 (foto 5); 11 - Novembro - 2012 (foto 3) e 3 -Dezembro - 2012 (foto 4)] 
(Clicando nas imagens, amplia)

5 comentários:

Anónimo disse...

Adoro as fotos e toda a informação que, tão generosamente, disponibiliza.

Anadion disse...

Bom dia. Encontrei o seu blog, porque este fim de semana falei com alguém sobre a erva de azeitona, e essa pessoa, apesar de ser pessoa do campo, não conhecia.Disse que os oregãos eram bons para curtir as azeitonas e eu falei-lhe então da que era apropriada porque sei reconhecê-la quando a vejo.Prometi mostrar-lhe, mas aqui na margem sul não me lembro de ter visto, ao passo que onde morava antes, na zona de Cascais havia muito.Se entretanto não encontrar,vou pelo menos tirar um print de uma das excelentes fotos que publicou para lhe mostrar. Obrigada. O parece-me muito interessante, vou explorar quando tiver mais tempo.

Unknown disse...

Boa tarde, a minha mãe chama à planta para curtir as azeitonas de "neva" zona do Algarve. Será a mesma.

Francisco Clamote disse...

Suponho que sim, que é a mesma. Também é conhecida pelo nome de "Nêveda".

Anónimo disse...

Está neveda também não é conhecida por marcepão ou macepão?, que é utilizada na cozinha nos ensopados de enguias