terça-feira, 26 de março de 2013

Alquitira-do-Algarve( Astragalus tragacantha)




Alquitira-do-Algarve ( Astragalus tragacantha L.*)
Pequeno arbusto (até 30 cm de altura) (tipo fisionómico: caméfito) da família Fabaceae. Planta muito ramificada, almofadada, espinhosa, com folhas pecioladas, penatissectas, com 5 a 10 pares de folíolos densamente revestidos de pêlos em ambas as faces; flores com corola esbranquiçada agrupadas (3 a 8) em inflorescências em cacho, curtamente pedunculadas.
Distribuição: Península Ibérica, França, Córsega, Sardenha e Tunísia. Em Portugal, a sua ocorrência está limitada à Costa Vicentina, no Algarve, estendendo-se ao longo do litoral, desde a praia de Bordeira (onde as fotos supra foram captadas) até Sagres. Há quem considere que a população existente na Costa Vicentina constitui uma subespécie  (Astragalus tragacantha vicentinus) sendo, como tal, um endemismo do litoral ocidental do Algarve. Tal tese não é acolhida pela Flora Ibérica que não reconhece a existência de qualquer subespécie, opinião, aparentemente partilhada, quer pelo Portal da APBotânica (Flora.On), quer pela Flora Digital de Portugal.
Habitat: plataformas superiores de arribas litorais, em solos pedregosos, nomeadamente, calcários, mas também areníticos ou xistosos, e, menos raramente, em areias litorais, geralmente em locais ventosos.
Floração: de Março a Maio
*Sinonímia: Astragalus massiliensis (Mill.) Lam.
(Local e data: Praia de Bordeira - Algarve; 20 - Março - 2013)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: