terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cebola-albarrã (Urginea maritima)


(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)

(7)

(8)

(9)

(10)

(11)
Cebola-albarrã, ou Cebola-do-mar [Urginea maritima (L.) Baker]
Planta herbácea, vivaz, bolbosa, inicialmente incluída na família Hyacinthaceae, dela transitou para se fixar  na família Asparagaceae.
 Distribui-se por toda a Região Mediterrânica e Canárias. Pese embora o epíteto específico de maritima, ou da sua designação como "Cebola-do-mar", a verdade é que a sua ocorrência está longe de estar limitada ao litoral. Em Portugal, por exemplo, encontra-se por quase todo o território do Continente, embora o seu aparecimento seja mais frequente no centro e sul.
Tem o seu habitat preferencial em fendas de rochas, frequentemente em arribas à beira do mar, em clareiras de matos e de bosques, em descampados, à beira de estradas e caminhos, sobre solos argilosos, argilo-xistosos, calcários, margosos e arenosos.
O comportamento da espécie é algo pecular: nos finais do Outono, princípios do Inverno surgem as folhas que, com a chegada do calor no final da Primavera, secam por completo, desaparecendo a planta literalmente da vista, ficando reduzida ao bolbo enterrado. Em meados de Agosto, ou até mais tarde, a planta lança uma haste floral que pode atingir mais de um metro de altura, apresentando uma inflorência, em espiga, que com frequência ultrapassa meio metro de comprimento.
Floração: de Agosto a Outubro.
Locais e datas: Parque da paz - Almada; 05 - Outubro - 2010 (foto 1); 14 - Setembro - 2012 (fotos 2, 3 e 4 ); 25 - Janeiro - 2011 (fotos 5 e 7); 22 - Setembro - 2011 (foto 6); Fórnea - Serra de Candeeiros; 27 - Agosto - 2012 (foto 8); Lagoa de Óbidos; 25 - Agosto - 2012 (foto 9); Cabo Carvoeiro; 30 - Agosto - 2012 (foto 10); Mata Nacional dos Medos - Costa da Caparica (foto 11)

6 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Aqui no Douro também existe a cebola-albarrã.
Já há muito conhecia as suas folhas bem como as suas belas flores. Como não coexistem em simultâneo, só recentemente associei as duas partes da planta!
Cumprimentos.

Anónimo disse...

moro no BRASIL, a pouco tempo conheci a cebola do mar porque ganhei uma muda ela é lindissima é branca, se tem de outras cores eu não conheço..abraços...
aldocirconcari@hotmail.com

Unknown disse...

dizem que esta cebola é toxica!

Elisio Cordeiro disse...

Era utilizada pelos antigos para colocar nos palheiros a fim de envenenar os ratos. Para isso cortavam a cebola em quartos

Anónimo disse...

E, segundo dizem, afasta as toupeiras.

Luis disse...

É tóxica e usada pelos antigos para afastar os ratos e as toupeiras. Tem um cheiro muito intenso que a distingue da cebola de consumo.