quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Leituga (Hypochaeris radicata)

(1)

(2)

(3)

(4)

(5)

(6)
Leituga *(Hypochaeris radicata L.)
Planta herbácea, vivaz, da família Asteraceae, com caule em forma de escapo floral, glabro, ramificado, geralmente despido de folhas, mas apresentando pequenas escamas um pouco abaixo dos capítulos florais, podendo atingir até cerca 60 cm de altura. As folhas lobuladas (frequentemente, de penatifendidas a penatipartidas) formam uma roseta basal, sendo raras as caulinares; flores amarelas, liguladas, reunidas em capítulos solitários com 2,5 a 4cm de diâmetro, apresentando as brácteas involucrais pêlos algo rígidos na nervura central. 
Nativa da Europa e Ásia encontra-se, no entanto, naturalizada na América do Sul e do Norte, bem como na Austrália e Nova Zelândia, regiões onde, por vezes, é considerada como planta daninha.
Em Portugal  distribui-se por todo o território do Continente, ocorrendo, geralmente, em lugares húmidos (mas não excessivamente) não desdenhando, porém, implantar-se à beira de estradas e caminhos. 
Floração: de maio a agosto.
* Também é designada vulgarmente por Erva-das-tetas. No Brasil é mais conhecida pelas designações de Almeirão-do-campo e Almeirão-de-roseta.
[Locais e datas:Barragem do Sabugal;20 - junho - 2012 (Fotos 1, 3, 4 e 5) Serra de Malcata; 13 - junho -2012 (foto 2); Rapoula do Côa - Sabugal; 15 - junho - 2012 (foto)]
(Clicando nas imagens amplia)

4 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Em miúdo a minha mão mandava-me apanhar leitugas para dar às coelhas com filhotes que ainda mamavam.
A leituga tem uma seiva leitosa. Penso que este facto esteja na origem do seu nome. Quanto à relação entre o "leite" da leituga e a amamentação dos láparos, não sei se terá alguma lógica ou um simples mito.
Cumprimentos.

Francisco Clamote disse...

Não está só, Rafael. Na minha infância e juventude também desempenhei a mesma tarefa. Não sei é se se tratava desta espécie se duma outra qualquer, porque na linguagem popular o termo leituga aplica-se a diversas espécies da família "Asteraceae".

Anónimo disse...

Esta planta também poderá ser a que é designada por dente-de-:leão?

Francisco Clamote disse...

Dente-de-leão não é designação específica de uma só espécie. Geralmente tal designação aplica-se às várias espécies do género "Taraxacum" que, em boa verdade, não se distinguem muito facilmente de outras espécies de outros génereos pertencentes à mesma família (Asteraceae)