sexta-feira, 6 de julho de 2012

Saxifraga stellaris







Saxifraga stellaris L.
Planta herbácea perene, da família Saxifragaceae. Apresenta folhas dispostas em roseta basal da qual emerge, em regra, uma só haste floral erecta que pode atingir até 18 cm. Distingue-se com alguma facilidade de outras plantas do mesmo género, pela forma da roseta foliar e porque apresenta  duas pequenas manchas amarelas na base das 5 pétalas da corola branca das suas flores. A possibilidade de distingui-la é possível mesmo para um leigo quando ela surge junto de outras congéneres. Sirva de exemplo o caso observado em que a Saxifraga stellaris tinha a companhia de numerosos mouchões formados pela muito mais numerosa  Saxifraga spathularis, espécie que, pelo que observei, também floresce mais cedo, o que contribuiu igualmente para a facilitar a distinção neste caso.
Tende a formar aglomerados junto de "regatos, fontes e rochas ressumantes, em substratos ácidos" (Flora.On). Distribui-se pela norte da América do Norte, parte da Europa, Islândia e Gronelândia, em locais onde a neve permanece por longos períodos. Em Portugal, segundo o Paulo Araújo, só ocorre na Serra da Estrela, a altitudes acima dos 1700m. Não serei eu a contestar a sua afirmação, pois o local onde obtive as fotografias,  numa vertente do Cântaro Raso, deve situar-se por volta ou um pouco acima da referida altitude.
Floração: de junho a agosto, segundo a Flora Digital, o que tem toda a probabilidade de corresponder à verdade, visto que, no final de junho, muitos dos exemplares encontrados no referido local, por onde passei três vezes nesse mês, ainda não tinham iniciado a floração.
(Local e data: Serra da Estrela; 16 - 06 - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Anabela disse...

a fragilidade ergue-se acima da folhagem e de repente estrelas floram o ar por entre a festa rubra dos foguetes...

Francisco Clamote disse...

Poesia é com a Anabela. Bem haja, pelo momento poético.

Anabela disse...

hehehehe

é tanta a beleza por aqui que não consigo resistir.

Pede palavra e eu... eu dou

:)