sábado, 21 de julho de 2012

Mantissalca-de-Salamanca (Mantisalca salmantica)


(1)
(2)
(3)

(4)

(5)

(6)

(7)
Mantissalca-de-Salamanca [Mantisalca salmantica (L.) Briq. & Cavill.]
Descrição: Planta herbácea classificada do ponto de vista do tipo fisionómico como hemicriptófito. Apresenta caule simples ou escassamente ramificado, por vezes a partir da base, com ramos que vão de ascendentes a erectos, muito finos e que podem atingir até 1,5m de altura; com as folhas da roseta basal e as caulinares inferiores penatipartidas e as superiores (pouco numerosas) linear-lanceoladas e um tanto dentadas; as flores de cor rosada agrupam-se em capítulos terminais e solitários com cerca de 2,5 cm de diâmetro,. revestidos por brácteas imbricadas, apresentando as exteriores um pequeno apêndice no ápice em forma de espinho, meio dobrado, caduco, embora nem sempre, pois, por vezes, permanece, mesmo  após a fase da frutificação (v. fotos 6 e 7), apêndice que, segundo o Portal Flora.On, permite distinguir a Mantisalca salmantica de algumas espécies do género Centaurea, género onde, aliás, a espécie já esteve incluída, com a designação de Centaurea salmantica. 
Distribuição: Originária da Região Mediterrânica, foi, no entanto, introduzida em vários países do centro da Europa bem como no sudoeste dos Estados Unidos (Califórnia e Arizona). Em Portugal ocorre sobretudo no centro e no sul do Continente. Também é dada como presente  na Madeira e nas Ilhas Selvagens, provavelmente por nelas ter sido introduzida.
Ecologia: Surge, em geral, em terrenos secos e incultos, em clareiras de matos e, muito frequentemente, à beira de estradas e caminhos. 
Floração: de maio a setembro. 
[Locais e datas: Serra d'Aire; 06 - junho - 2012 (fotos 1, 2, 3, 4 e 5); Serra da Arrábida; 09 - julho - 2012 (fotos 6 e 7)]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: