segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cardo-sanguinho (Carthamus lanatus)

(1)

(2)

(3)

(4)

 (5)

(6)

(7)
Cardo-sanguinho * (Carthamus lanatus L.)

Planta herbácea, anual, da família Asteraceae. Possui caule erecto, tomentoso, geralmente com 15 a 60 cm de altura, ramificado na metade superior; folhas espinhosas; flores amarelas com veios e com manchas cor de sangue, reunidas em capítulos, frequentemente, solitários, envolvidos por abundante tomento lanoso e guarnecidos de brácteas involucrais semelhantes às folhas e igualmente espinhosas.
Planta nativa do sul da Europa e,  em geral, de toda a Região Mediterrânica, bem como de algumas regiões da Ásia, foi introduzida e encontra-se naturalizada noutras partes do globo, como a América do Norte e Austrália onde é considerada como planta daninha.
Em Portugal, distribui-se sobretudo por todo o Alentejo e pela região da Estremadura.
 Tem o seu habitat preferencial em terrenos cultivados e incultos e em terrenos em pousio bem como à beira de estradas e caminhos, em lugares ensolarados, secos, frequentemente, sobre substrato calcário ou margoso.
Floração: de maio a agosto.
*Outras designações comuns: Cardo-lanoso; Cardo-Cristo; 
(Locais e datas: Serra da Arrábida; 27 - 06 - 2012 (fotos 1, 2, 3 e 4); 30 - 04 - 2012 (fotos 5 e 6); Vale da Serra - Serra d'Aire; 06 -06 - 2012)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: