quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Canafrecha (Ferula communis subsp.catalaunica)

(1)

(2)

(3)

(4)
Canafrecha [Ferula communis L. subsp.catalaunica (Pau ex C. Vicioso) Sánchez Cuxart et M. Bernal]

Também designada pelos nomes comuns de Canavoura e Férula-vulgar, a Canafrecha é uma planta herbácea, perene, glabra, da família Apiaceae. Apresenta um caule erecto que pode atingir até 3m; folhas penatissectas, com folíolos lineares, glabros e muito segmentados, as basilares mais compridas (até 1m) e as caulinares progressivamente mais curtas; flores amarelas, relativamente pequenas, dispostas em vistosas umbelas terminais e laterais.
Distribui-se pela Região Mediterrânica, aparecendo geralmente em locais rochosos, preferentemente calcários, secos, mas com humidade temporária. Em Portugal ocorre no centro e sul do território do Continente.
Compartilha com a Thapsia villosa, as designações comuns de Canafrecha e de Canavoura, facto que tem uma explicação simples: as duas espécies são muito semelhantes, á primeira vista. Um leigo, tal como eu, muito provavelmente só as distinguirá pelas folhas: as da Thapsia villosa são mais curtas, muito menos segmentadas e e francamente hirsutas.
Floração: de abril a julho, variando de local para local.
(Locais e datas: Fotos 1, 2 e 3: Serra da Arrábida, 15 - abril - 2011; Foto 4: encosta na margem sul do Tejo - Almada; 16 - maio - 2011)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: