quinta-feira, 14 de julho de 2011

Zimbro-rasteiro (Juniperus communis subsp. alpina)

(1)

(2)

(3)

(4)
Zimbro-rasteiro [Juniperus communis L. subsp. alpina (Suter) Čelak.]

Também designado vulgarmente por Zimbro-comum e Zimbro-anão
o Juniperus communis é uma espécie 
da família Cupressaceae, distribuída por grande parte do globo (Europa, incluindo a Região Mediterrânica, América do Norte e Ásia). Em Portugal, todavia, apenas se encontra a altitudes elevadas, na Serra do Gerês  e na Serra da Estrela (aqui, a altitudes superiores a 1500-1600 metros).
Apresenta-se sob a forma dum arbusto de folha perene, com caules e ramos prostrados, raramente ultrapassando, em Portugal, um metro de altura.
Conhecendo esta espécie mais que uma subespécie e grande variedade no que respeita à altura de cada uma delas, tem-se suscitado a questão de saber qual ou quais as subespécies que ocorrem em território português, coincidindo a maior parte dos autores em considerar que, quer na Serra do Gerês, quer na Serra da Estrela, não existe outra que não seja a subespécie J.c. alpina, explicando-se as diferentes configurações e alturas com variáveis como a altitude e a exposição à acção do vento: quanto maior a altitude e maior a força do vento a que estão expostas, menores dimensões atingem as plantas, facto documentado pelas fotos 1 (atitude inferior) 2 (altitude intermédia) e 3 (altitude superior). *
 Os frutos das espécies do género Juniperus (as infrutescências, dirão outros) são tecnicamente designadas por gálbulas (ou gálbulos ?) tal como os das demais espécies da família Cupressaceae. Trata-se, em todos os casos, de formações subesféricas, pequenas e, em geral, lenhosas, com escamas em forma de escudo. Todavia, no caso do zimbro, as gálbulas revestem a forma de "bagas" (foto 4) com 6-9 mm de diâmetro,  negras, quando maduras, sem consistência lenhosa e, pelo contrário, carnudas, permitindo estas características o seu aproveitamento como aromatizante em culinária e a sua utilização na preparação de bebidas alcoólicas, por exemplo, o gim, o mesmo acontecendo na região da Serra da Estrela, em que as "bagas" são usadas para dar um sabor forte à chamada aguardente de zimbro.
Floresce de junho a agosto.
*Pelo menos em parte,  também se pode resolver a disputatio através desta sinonímiaJuniperus communis L. prol. nana (Syme) Samp.; Juniperus communis L. subsp. nana Syme; Juniperus communis L. subsp. nana (Willd.) Briq.; Juniperus communis L. var. alpina Suter; Juniperus nana Willd., nom. illeg.
(Local e data: Serra da Estrela, 17 - jun - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: