terça-feira, 7 de junho de 2011

Sideritis hirsuta





Sideritis hirsuta L.

Pequeno arbusto, algo lenhoso, da família Lamiaceae, muito ramificado, podendo alcançar os 50 cm de altura, embora, por regra, se contente com dimensões mais modestas, apresenta caules cobertos de pêlos mais ou menos compridos; folhas opostas e profundamente dentadas dispostas ao longo dos caules; flores com corola entre o amarelo e o branco, dispostas em grupos de 5 ou 6, distanciados uns dos outros,  formando, no conjunto,  espigas bastante compridas.
É considerada nativa da Região Mediterrânica Ocidental, encontrando-se, designadamente, na Península Ibérica, sul de França e de Itália e no noroeste de África. Em Portugal, segundo a obra citada no "post" anterior, ocorre no noroeste, no centro oeste, no centro sul (Arrábida) e no sudoeste setentrional do território do Continente. 
Tendo em conta as minhas observações diria que Sideritis hirsuta manifesta preferência por terrenos incultos, ao longo de encostas pedregosas ou mesmo rochosas de base calcária, não recusando as encostas com vistas para o mar. 
Floresce de abril a junho.
Também no caso desta espécie não encontrei designação comum em vernáculo. Em Espanha, entre outras  designações vulgares, encontra-se a de "Rabo de gato". Acho que não lhe assentaria mal de todo tal designação vertida para a nossa língua.
(Locais e datas: Serra da Arrábida; Azoia - Cabo Espichel; 10 e 29 - Maio -2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: