segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aquilégia (Aquilegia vulgaris)


(A planta)

(Folhas da base)

(A flor)

(A flor noutra perspectiva)

(O fruto)
A Aquilégia (Aquilegia vulgaris L.) também designada pelos nomes comuns de Columbina, Erva-pombinha, Luvas-de-nossa-senhora e Viúvas, é uma planta da família Ranunculaceae, nativa das zonas temperadas da Europa e da Ásia. Não obstante incluir na sua designação científica o qualificativo vulgaris, a meu ver, não é uma planta que se encontre, com frequência, em estado selvagem. Por mim falo que, tanto quanto me recordo, não a devo ter avistado mais que duas vezes e sempre no mesmo local (junto do leito de cheia da Ribeira da Sertã, freguesia do Troviscal - Sertã). É cultivada como planta ornamental, quer nas regiões de origem, quer noutras paragens.
(Clicando nas imagens, amplia)

8 comentários:

Anabela disse...

Viva
Sempre me intrigou os nomes vulgares que dão às plantas
"Luvas de nossa Senhora" posso compreender da beleza à forma pentacular mas "viuvas"? pq?
Boa semana

Francisco Clamote disse...

Queixo-me do mesmo, Anabela. Vezes sem conta fico sem perceber a razão. Saudações amigas

Paulo Araújo disse...

De facto a Aquilegia vulgaris não é muito fácil de encontrar. Já a vi nalguns lugares aqui a norte (Amarante, Valongo e Gerês, por exemplo), mas com populações de poucos exemplares. Há porém um espaço natural um pouco mais a sul onde ela é especialmente abundante: a Mata da Margaraça (que vale a pena visitar por muitas outras razões).

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Paulo Araújo, pela visita e pela informação.

Anónimo disse...

gostaria de saber onde comprá-las pois realmente são muito lindas e singelas.

Francisco Clamote disse...

Caro Anónimo:
A planta fotografada é uma planta que surge espontaneamente no campo. Nunca a vi, nem cultivada, nem à venda. O que, obviamente, não quer dizer que não haja.

Martinho Mendes disse...

Anabela, a denominação popular 'Viúva' advém de parte da simbologia que a aquilégia possui dentro da arte e religião católica.
Em muitas pinturas do fim da idade média e renascimento, a aquilégia surge associada à virgem maria em temas como a Encarnação ou as fugas para o Egipto. Pela anatomia da flor que se parece com várias pombinhas à volta de um centro, a aquilégia ( ou columbina, do latim 'columbus' que quer dizer exactamente 'pomba') é simbolo da encarnação do Espírito Santo. Por outro lado, devido ao azul/roxo da verdadeira espécie aquilegia vulgaris (que não é exactamente a que aqui aparece reproduzida)a planta simboliza o luto pela morte do seu filho. A questão do luto da Virgem evoluiu, na concepção popular, para o luto conjugal feminino.

Majo disse...


É uma exótica e bela flor.
Estranho que esteja tão pouco aproveitada em jardinagem.