segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ruínas (Cymbalaria muralis)

(A planta)

(Pormenor da folha e da flor)
Conhecida pelos nomes vulgares de Ruínas e Cimbalária-dos-muros, esta planta com o nome científico de Cymbalaria muralis G.Gaertn., B.Mey. & Scherb.  [sin. Linaria Cymbalaria (L.) Mill.] é considerada, segundo a classificação clássica, da família Scrophulariaceae e da família Plantaginaceae, de acordo com classificação filogenética. Encontra-se naturalizada em toda a Europa, donde é originária, embora haja divergência entre os autores quanto à(s) região(ões) europeia(s) de origem.
A planta apresenta duas particularidades: desenvolve-se, sobretudo, nas fendas de rochas ou muros, mais ou menos sombrios (daí o qualificativo muralis) e é também original no que respeita à forma da sua propagação. Com efeito, as hastes portadoras de flores são fototrópicas até à fecundação, procurando a luz. Após a fecundação afastam-se da luz, dirigindo-se para fendas das paredes para nelas serem depositadas as sementes, assegurando assim a sua futura germinação.
Em Portugal encontra-se distribuída sobretudo nas regiões a Norte do Tejo. A planta da imagem, no entanto,  é uma das que foge à regra, pois foi fotografada no muro de um quintal em Almada.
(Clicando nas imagens, amplia)

9 comentários:

Unknown disse...

Oi... Gostaria de saber se consigo comprar um muda de Cymbalaria Muralis aqui no Basil.
Obrigada

Francisco Clamote disse...

Não faço ideia, minha Amiga.

✬¨*•.¸ Luz disse...

Um simples aprendiz como eu, mas com quem eu tenho aprendido bastante!

Bea disse...

Poxa, acabei de descobri-l em um passeio no meu quarteirão. Uma casa de esquina meio abandonada, com mureta de pedras e elas florindo ali. Peguei 3 mudas. Torcer para dar certo. 🙂🙂🌺🍀🌹

Bea disse...

Resido em São Paulo, Brasil.

Rodrigo Sevilio disse...

Também peguei num muro aqui perto de minha casa. Infelizmente não consegui retirar com muitas raízes.
Vamos ver se ela se desenvolve.
Achei muito linda.
As suas mudinhas vingaram?

Cida Agnes disse...

É linda... Pelo que entendi ela é Plant...

Angela Rodrigues disse...

Eu achei dessa plantinha na calçada perto de casa, peguei umas mudas e elas propagaram em meus vasos são lindas e sutis.

Marcelo Gabeira disse...

Nasceu uma ramificação de Cimbalaria bem na calçada da minha casa, rente ao muro. Tirei com raiz e plantei.. Pegou!! 🤗