quarta-feira, 3 de maio de 2023

Orelha-de-rato-das-fontes (Cerastium fontanum subsp. vulgare)


 


Orelha-de-rato-das-fontes [Cerastium fontanum subsp. vulgare (Hartm.) Greuter & Burdet *]
Erva bienal ou perene, com com abundante pilosidade formada por pêlos patentes não glandulosos, eventualmente misturados com pêlos glandulosos; caules, geralmente, com 15 a 30 cm, ascendentes; folhas opostas, de lanceoladas a ovadas, sem estípulas, frequentemente com 15 a 30 mm; inflorescências densas, com 7 a 20 flores pentâmeras, com sépalas (5 a 7 mm) com revestimento de pêlos em geral não glandulosos e margem escariosa; pétalas brancas, bífidas, com comprimento igual ou ligeiramente superior ao das sépalas; 10 estames e 5 estilos; frutos (cápsulas) algo curvados no ápice, com cerca do dobro do comprimento do cálice (até 12 cm).
Tipo biológico: hemicriptófito;
Família: Caryophyllaceae;
Distribuição: planta cosmopolita.
Ocorre em Portugal como espécie autóctone bastante comum no território do Continente, nas regiões a norte do Tejo, sendo, porém,  muito rara ou inexistente no território a sul do Tejo. Como espécie autóctone está também presente no arquipélago da Madeira. Presente também no arquipélago dos Açores mas como espécie introduzida.
Ecologia/habitat: proximidade de fontes, margens de cursos de água e pastagens húmidas, em solos tanto siliciosos como calcários, a altitudes até 3.000 m
Floração: de Fevereiro a Setembro.
* Sinonímia: Cerastium vulgare Hartm. (Basónimo)
(Avistamento: Serra de Montejunto; 5 - Maio - 2018)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: